sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Rancho Típico de Vila Nova



Um grupo de jovens iniciou a sua actividade a 24 de Junho de 1974, nos festejos de S. João Baptista que por esta data acontecem no lugar de Vila Nova.

Começou com um programa de improviso para, mais tarde, com a maturidade dos seus componentes e directores, e através de trabalhos de procura, pesquisa e reconstituição de danças, trajes, rezas e cânticos religiosos, se vir a tornar um verdadeiro e digno representante do folclore da região a que pertence.

Pela qualidade, pureza e verdade dos seus trajes, danças e cantares, foi considerado de interesse folclórico para uma Comissão de Análise criada pela Câmara Municipal de Coimbra para avaliação da genuinidade dos grupos representativos do concelho.

É um dos grupos a difundir os Cânticos Religiosos dos quais se destacam: os “Cânticos dos Reis”, “Cânticos das Almas” e os “Cânticos das Alvoradas, acontecendo estes últimos durante o sacrifício do amassar do Bolo de Nossa Senhora dos Milagres, que se venera em Cernache.


Por fim, à que referir a filiação deste grupo na Federação de Folclore Português e a sua presença, como um dos sócios fundadores, na Associação de Folclore e Etnografia da Região do Mondego (AFERM).

Contactos:

Presidente - Manuel Quitério - 963664893
Secretário - Leonor Quitério - 918972873


Sem comentários:

Enviar um comentário