sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Grupo Folclórico da Casa do Povo de Ceira


Ceira é uma vila, na zona sul do concelho de Coimbra, a menos de 5km do centro da cidade.

Ceira é uma povoação muito antiga, já conhecida dos Romanos que, segundo alguns historiadores lhe chamavam Celium e mais tarde Célia.

Ceira foi doada em Setembro de 1180, por D. Afonso Henriques ao Chanceler Julião, que a coutou e foi outorgada com floral por D. Manuel I, em 1512, que lhe deu o nome de Vila Nova do Ceira.

A freguesia é irrigada a norte pelo rio Mondego e a sul pelo rio Dueça ou Corvo e recortada pelo Ceira. Antes do assoreamento do rio Ceira, o lugar constituía um importante porto fluvial.

Outrora, os seus habitantes foram, essencialmente, trabalhadores agrícolas, atualmente, trabalham em Coimbra, no comércio, na industria e nos serviços. Alguns, ainda hoje, se dedicam à agricultura, com particular atenção aos viveiros, muito conhecidas e apreciadas por todo o país e estrangeiro.

Foi aqui que, em Maio de 1962, nasceu o GRUPO FOLCLÓRICO DA CASA DO POVO DE CEIRA, fiel representante da região de Coimbra. Tem base numa série de cantigas, danças e trajes caraterísticos da sua região, do final do século XIX e princípios do século XX. É graças ao seu trabalho de recolha, preservação e divulgação, que mantêm vivas as tradições, e os costumes do povo da região em que nos inserimos.

Entre os trajes que exibe destacamos as Lavadeiras, as Vendedeiras, a Pastora do Carvalho, os Trabalhadores Agrícolas, o Marchante, os Romeiros, os Noivos e as Tricanas de Coimbra.

Tem levado as suas danças e cantares a todo o país e ao estrangeiro, tendo atuado em muitos e grandes festivais na Espanha, Bélgica França Holanda, Itália, República Checa , Roménia e nos Açores.

Reconstitui, com frequência, a Barrela da roupa, o Canto das Almas, o Descante da noiva, os jogos tradicionais, as fogueiras dos Santos Populares e algumas Romarias da sua região.

Registou em vídeo e fotografia a Barrela, o Canto das Almas, o ciclo do milho, a descamisada, o Descante da noiva, a matança do porco, curas e rezas. Tem editado discos, cassetes e CD.

Possui na sua sede uma sala museu.

Está filiado na Federação dom Folclore Português, no Inatel, e na Associação de Folclore e Etnografia da Região do Mondego, e é considerado de interesse folclórico pela Câmara Municipal de Coimbra, por quem foi homenageado com a atribuição da medalha de mérito cultural.

Recolher, preservar e divulgar é o lema do Grupo Folclórico da Casa do Povo de Ceira.

Contactos :

e-mail : gfcpceira1952@gmail.com

telefone : 961 336 888 

morada: Rua dos Correios nº 33
             3030-861 Ceira

Sem comentários:

Enviar um comentário