sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Grupo Folclórico e Etnográfico “As Tecedeiras de Almalaguês”

O Grupo Folclórico e Etnográfico “As Tecedeiras de Almalaguês” foi fundado em 1976.

Almalaguês é anterior à fundação da nacionalidade como atestam o seu nome que é de origem árabe, a atalaia de Torre de Bera e o Castro da Nossa Srª da Alegria. Ocupando um vasto território entre o rio Mondego e a serra da Lousã, é rica pela sua agricultura, principalmente a vinha, e pelo seu artesanato, a tecelagem.

Tem sido seu objetivo recolher e reconstituir com autenticidade danças e cantares, usos e costumes do seu povo.

Organiza todos os anos o seu Festival de folclore, recria a romaria à Srª da Alegria, a ida à Fonte do Calvo, o Cantar das Almas, a matança do porco, entre outras, e tem mostrado o seu folclore e o seu artesanato  no país e o estrangeiro (França e Itália). Participou com a RTP na recriação de uma ceia de Natal.

Enverga trajos de Tecedeiras, Vindimador, Lavadeira, Vendedeiras, Ceifeiros, Resineiro, Ferrador, Serrador, Romeiros, Tricana, Entrega do arroz doce, Domingueiros, Lavradores abastados, Noivos e Dama Rica de Torre de Bera.

Como o folclore não é só cantar e dançar o Grupo tem vindo a guardar na sua Casa-Museu um vasto espólio que tende a desaparecer. Assim conta com material ligado à vida diária numa casa de habitação, à agricultura, ao pinhal, à vida do sapateiro e do barbeiro e à tecelagem atividade que pretende manter viva. No seus teares tecem as saias que envergam e fazem os diversos panos que diariamente usavam e ainda usam em algumas atividades.

É membro da Federação de Folclore Português, é socio fundador da AFRM (Associação de Folclore e Etnografia da Região do Mondego) e é considerado de Interesse publico pelos Serviços Culturais da Câmara Municipal de Coimbra.

Contactos:

E-Mail: gfetecedeirasalmalagues@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário