sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Rancho Folclórico do Cercal


O folclore no Cercal teve origem em 1914, tendo a sua atividade sofrido largos períodos de interregno, por influência das duas Grandes Guerras e devido à forte emigração que também a nossa região sofreu. Estando nesta localidade o folclore profundamente enraizado, com a consciencialização de algumas pessoas, nasce em 1983 o atual Rancho Folclórico do Cercal.

Tendo como objetivos retratar os usos e costumes dos nossos antepassados (finais do séc. XIX – início do séc. XX) foi levada a cabo uma profunda investigação no campo do folclore e da etnografia para que, assim, se dignificasse as gentes da nossa terra.

As danças e cantares reproduzidos por este grupo são todas recolhas, o mais fiel possível, da espontaneidade dos nossos antepassados. Estes, oprimidos pelas adversas condições de vida, não tinham, à exceção do Domingo, tempo para o divertimento. Assim, todos os momentos possíveis eram aproveitados para alguma diversão. À ida e vinda do trabalho diário, durante as desfolhadas, nas vindimas, na debulha dos cereais, nas mondas, a caminho das romarias, etc. todos cantavam, fazendo jus à máxima “Quem canta seus males espanta”. A dança estava reservada para os momentos de descanso nos campos, em especial à noite, para o final das desfolhadas e para o dia de Domingo. Este era o dia por excelência para a dança na nossa terra. Quase sempre no adro da capela, todos se reuniam para desanuviar do trabalho.

As músicas chegaram ao grupo através de recolhas efetuadas pelos elementos do grupo junto das pessoas mais idosas da nossa terra e de algumas de terras vizinhas.


O Rancho Folclórico do Cercal é membro efetivo da Federação do Folclore Português, sócio do INATEL, e membro da A.F.E.R.M.

Contactos:

E-Mail: rfcercal@sapo.pt

Telefone: 966 346 688




Sem comentários:

Enviar um comentário