sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Grupo Folclórico de Torre de Bera



            Dizem os historiadores que o povoamento da região é anterior à nossa nacionalidade. Torre de Bera é um velhinho povoado de ruelas estreitas, ladeadas, ainda hoje, de casas de pedra e varandas enfeitadas com vasos de flores. Possui, num dos seus extremos, uma velhinha Torre de Defesa, da linha do vale do Dueça da época da reconquista Cristã, a qual dá o nome povoação.
            Torre de Bera é uma zona por excelência de tecedeiras e a tecelagem artesanal, que já tem mais de 200 anos, hoje em dia ainda ocupa algumas mulheres da nossa terra.
            O seu folclore data do longíquo ano de 1938, altura em que Torre de Bera, pela sua história e tipicismo dos seus usos, costumes e tradições, foi a representante da Beira Litoral no concurso da “Aldeia Mais Portuguesa de Portugal”.
Ao longo destes anos houve tempo de sucesso e de glória, outras vezes de calma e continuidade e outras ainda de paragem. Mas o importante é que o folclore nunca deixou de estar vivo no espírito das pessoas de Torre de Bera.
Em 1988 o nosso Grupo reorganizou-se e, desde então, tem tentado fazer um trabalho que dignifique o verdadeiro folclore da nossa terra e da nossa região.
Os nossos trajes tentam reproduzir o mais fielmente possível o vestuário das nossas gentes dos finais do século XIX e princípios do século XX. Os trajes do campo relacionados com as atividades agrícolas: o cavador, o vindimador, o enxertador, a apanhadeira da azeitona, o trabalho na eira e na horta, os trabalhos domésticos, os moleiros e as tecedeiras. Os trajes de romaria, domingueiros, de dias de festa: a Dama rica de Torre de Bera, os noivos, a mulher do arroz doce, a tricana de Coimbra, a mulher do Alambés e o jogador do Jogo do Laço.
É devido ao trabalho de recolha do nosso grupo que se mantêm vivas as tradições, usos e costumes do nosso povo. Temos levado as nossas danças e cantares a todo o país e ao estrangeiro.
O Grupo Folclórico de Torre de Bera é membro da Associação de Folclore e Etnografia da Região do Mondego, é considerado de interesse cultural pela Câmara Municipal de Coimbra, é sócio efetivo da Federação do Folclore Português e é sócio da Fundação INATEL.

            Continuar a recolher, preservar e divulgar, em prole da cultura popular da nossa terra e da nossa região, é o lema do Grupo Folclórico de Torre de Bera.

Contactos:

E-Mail: gftorrebera@hotmail.com

Telefone: 
- Maria de Lurdes Rodrigues: 914401597
- Diana Rodrigues: 912369375


Sem comentários:

Enviar um comentário