sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Grupo Folclórico e Etnográfico de Alfarelos


Situada na zona norte do concelho de Soure, Alfarelos é uma freguesia que se demarca na paisagem Mondeguina. O aglomerado populacional concentra-se num dos pontos mais altos do Baixo Mondego e dali se avistam as serras de Caramulo, Buçaco, Dianteiro, Lousã, Sicó e Degracias. Contudo, é ainda maior a beleza que se encontra nos campos matizados por vários tons de verde e irrigados pelos rios Mondego e Arunca.

Muitos agrupamentos de folclore foram criados em Alfarelos, mas pelo passado ilustre desta terra tão rica em tradições que era necessário salvaguardar, surgiu em 1994 o Grupo Folclórico e Etnográfico de Alfarelos, que desde sempre tem pautado o seu trabalho na recolha, reconstituição e divulgação da cultura do Baixo Mondego dos finais do séc. XIX a inícios do séc. XX.

Além das melodias, danças e trajes, o grupo apresenta algumas cenas de vida quotidiana de outrora, momentos de trabalho, festivos e de diversão.

O Grupo mostra ainda actividades artesanais que perduram no tempo, tais como o empalhamento de garrafões e a elaboração de vários géneros de redes para a pesca de rio.

Tem participado em Festivais de Folclore de Norte a Sul do país e no estrangeiro, assim como programas de rádio e televisão, feiras, festas e romarias.

Este grupo é sócio efetivo na Federação de Folclore Português (FFP), na Associação de Folclore e Etnografia da Região do Mondego (AFERM) e na Fundação INATEL.

O trabalho deste Grupo Folclórico tem vindo a ser desenvolvido de forma ininterrupta e desde a realização do seu 1º Festival Nacional de Folclore, orgulha-se de ser um digno representante da cultura popular e tradicional da sua região.

Contactos:

E-Mail: gfealfarelos@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário