sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Grupo Etnográfico do Lorvão


Em Março de 1989, um grupo de pessoas de Lorvão decidiu começar a ensaiar algumas cantigas tradicionais da terra, bem como outras modinhas da região, com vista a colaborar num sarau cultural a realizar em Maio seguinte, no Salão de Festas da Casa do Povo de Penacova, aquando da visita de alunos da Escola Secundária Alfredo da Silva, do Barreiro, àquela vila, integradas num programa de Intercâmbio entre o referido estabelecimento de ensino e a Escola Secundária de Penacova.

O Grupo – que se intitulava “Grupo de Danças e Cantares de Lorvão” – não obstante ter feito meia dúzia de ensaios, apresentou-se para atuar no referido espetáculo, indo alguns dos seus elementos incipientemente vestidos “à moda antiga” (de Lorvão).

E foi tal o êxito obtido, tanta a recetividade do público – a atuação do Grupo foi considerada como o momento alto do Sarau – que logo surgiu a ideia da fundação de um grupo de Etnografia e Folclore. Deu-se então início a um trabalho entusiástico, mas metódico e persistente, de pesquisa, recolha e estudo e tratamento das tradições, usos, costumes, trajes, danas e cantares, que á sombra do Mosteiro de Lorvão, animavam a vida quotidiana das suas gentes. Dia a dia, foram aderindo ao Grupo mais elementos, sobretudo da camada mais jovem, espontaneamente e com entusiasmo. Estávamos no caminho certo!

Reconhecida a qualidade do trabalho realizado e que continuava a desenvolver-se, o Grupo foi apadrinhado pela Associação de Pró-Defesa do Mosteiro de Lorvão e, por se enquadrar nos mesmo objetivos, foi nela integrado em janeiro de 1990, a fim de poder contar com a necessária cobertura legal, além do apoio que lhe era oferecido, mormente no aspeto técnico, através do seu Presidente, Doutor Nélson Correia Borges.

Serve de símbolo ao Grupo Etnográfico de Lorvão (nome adotado da oficialização do Grupo) um estandarte, representando uma figura extraída de uma iluminura do «Apocalipse de Lorvão», que mostra aspetos de vários trabalhos agrícolas da região onde está inserido o Mosteiro de Lorvão, onde estão bem patentes cenas da vindima, da ceifa e do lagar de azeite. A moldura do estandarte está guarnecida com folhas de louro e palitos, pela intrínseca carga simbólica que encerram.

O G.E.L. fez a sua primeira apresentação pública a 6 de maio de 1990. Das suas atuações pelo país, enumeram-se o Festival do COFIT- CIOFF na Ilha Terceira-Açores e nos mais diversos Festivais de Norte a Sul de Portugal. Além-fronteiras nomeiam-se várias Províncias de Espanha, o Festival Internacional do CIOFF «La Laguna y las ciudades del Mundo» em Tenerife – Ilhas Canárias, Suíça e Brasil, de referir ainda vários programas televisivos gravados nas três emissoras nacionais.

O repertório compõe-se de danças e cantares recolhidas na Vila de Lorvão e serras de Aveleira, Roxo, Paradela e S. Mamede. Apresenta trajos dos finais de séc. XVIII - Criados do Convento, Devotos do Senhor dos Passos, Noivos, Paliteira de meados de séc. XVIII, Recoveira; Vendedor de Palitos; Ver-a-Deus, Meia-Senhora - e trajos do final de séc. XIX como Paliteiras, Trabalhos Agrícolas, Romeiros; Feirantes,...

A Arte de Fazer é uma das prioridades de preservação deste Grupo. O Toque é constituído por instrumentos tradicionais, nomeadamente: A Viola Toeira, Cavaquinhos, Bandolim Português, Violões, Pandeiro e Ferrinhos. Os viras; os verdegaios, o malhão de Lorvão e outras, são as modas alegres e vivas que este grupo apresenta.


O G.E.L. é membro efetivo Federação do Folclore Português, da Associação de Folclore e Etnografia da Região do Mondego e do INATEL. Em junho de 1999, editou o seu primeiro trabalho discográfico denominado “LAURIBANO”, que quer dizer no latim medieval, loureiro oco, nome que deu origem a Lorvão. É Coorganizador do “Festitradições de Povos do Mundo” Galas Internacionais de Folclore e Artes Tradicionais, Festival do CIOFF.

Contactos:

E-Mail: lauribanos@sapo.pt

Presidente                Lina Fernandes  918909469
Vice -Presidente      Dora Laranjeira   917020289
Secretária                 Susana Marques 965825687




1 comentário: